segunda-feira, 6 de julho de 2015

Aula 20/05/2015


Neste dia houve, no primeiro momento da aula, algumas apresentações sobre os tipos de hipertexto, tipos de links e o hipertexto no Word.

Luciano – Apresentou um hipertexto sobre livros infantis. O texto era educacional e havia uma sobrecarga cognitiva no material.

Juliana – Apresentou um hipertexto numa música. Foi diferente das demais apresentações e interessante.

Alcilene – Falou sobre Santaella, aproveitando que havia participado da palestra daquela autora.

Edson – Apresentou a notícia, mostrou tipos no links no 4shared e também um hipertexto no word sobre uma matéria do Enem.

No segundo momento, o professor Luiz Fernando nos orientou que ao apresentarmos nossos textos observássemos as várias concepções de gêneros e apontássemos onde nosso texto está inderido.

Para isso, ele colocou a concepção de gênero: textual/matrial (Hasan, Swales);  sociossemiótica (Fairclough) e Bakhtiniana (se o outro entedeu).

Roseane e Cecília apresentaram sobre os gêneros digitais na alfabetização. A colega Roseane aproveitou e apresentou os trabalhos sobre os tipos de links, fez o design de um site e também apresentou um hipertexto fechado, uma música no Power Point. Foi diferente dos outros colegas e também muito criativo.

A partir das discussões em sala de aula, comentamos o texto dessa dupla. O texto se referia ao endereço eletrônico como gênero digital, o que discordamos. No texto os autores chamaram “enunciação digital” ao invés de só enunciação. Na pesquisa citada no texto, as crianças não foram tratadas como sujeitos, mas asujeitadas já que tinham que seguir a risca todos os passos direcionados pelos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário