Neste dia houve, no primeiro momento
da aula, algumas apresentações sobre os tipos de hipertexto, tipos de links e o
hipertexto no Word.
Luciano – Apresentou um hipertexto
sobre livros infantis. O texto era educacional e havia uma sobrecarga cognitiva
no material.
Juliana – Apresentou um hipertexto
numa música. Foi diferente das demais apresentações e interessante.
Alcilene – Falou sobre Santaella,
aproveitando que havia participado da palestra daquela autora.
Edson – Apresentou a notícia,
mostrou tipos no links no 4shared e também um hipertexto no word sobre uma
matéria do Enem.
No segundo momento, o professor Luiz
Fernando nos orientou que ao apresentarmos nossos textos observássemos as
várias concepções de gêneros e apontássemos onde nosso texto está inderido.
Para isso, ele colocou a concepção de
gênero: textual/matrial (Hasan, Swales); sociossemiótica (Fairclough) e Bakhtiniana (se
o outro entedeu).
Roseane e Cecília apresentaram sobre
os gêneros digitais na alfabetização. A colega Roseane aproveitou e apresentou
os trabalhos sobre os tipos de links, fez o design de um site e também
apresentou um hipertexto fechado, uma música no Power Point. Foi diferente dos
outros colegas e também muito criativo.
A partir das discussões em sala de
aula, comentamos o texto dessa dupla. O texto se referia ao endereço eletrônico
como gênero digital, o que discordamos. No texto os autores chamaram “enunciação
digital” ao invés de só enunciação. Na pesquisa citada no texto, as crianças não
foram tratadas como sujeitos, mas asujeitadas já que tinham que seguir a risca
todos os passos direcionados pelos professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário