O primeiro dia de aula da disciplina Tópicos Avançados em Estudos Textuais: Hipertexto e Gêneros Digitais ocorreu no dia 1º de abril de 2015.
Não era mentira. Estou no mestrado e com toda a correria não havia pensado ou pesquisado um pouco sobre as disciplinas antes de inicia-las. Para mim, o conceito de hipertexto era apenas o texto digital com links e eu também não havia entendido em que esta disciplina iria contribuir para meu trabalho intitulado "Análise Retórica do Gênero Midiático Tira-jornalística no jornalismo impresso", mas depois que a aula começou...
O professor muito simpático, e nitidamente apaixonado pelo que faz, Luiz Fernando Gomes, explicou um pouco sobre a disciplina e logo tratou de nos colocar para responder o seguinte questionário:
O que você espera desta disciplina?
Já escreveu um hipertexto? De quais gêneros?
Quais as semelhanças entre texto e hipertexto?
Minha mente prontamente começou a focar nesses questionamentos. Entregamos as respostas ao professor e ao final da disciplina vamos reavaliar nossas respostas.
Ainda nesta aula lemos um texto, segundo o professor um textículo, sobre um breve histórico do hipertexto.
Já comecei a entender que o hipertexto surgiu a partir da necessidade da indexação de livros. Como o número de publicações só aumentava, não era possível mais organizar de forma linear, até mesmo por causa da diversidade de conteúdos das publicações.
Foi então que o físico e matemático Vannevar Bush, que trabalhava na Casa Branca, entendeu que precisava da tecnologia para organizar e facilitar a localização desses conteúdos de uma forma não linear. Ele escreveu a carta "As we may think" (o modo como pensamos) e criou o Memex. Ele quis dizer que não pensamos de forma linear, mas por associações e dessa forma que deveríamos acessar nossos conteúdos, localizando-os a partir das associações que fazemos deles.
Depois, Theodore Nelson desenvolveu o hipertexto baseado em computador.
Bem, esse primeiro contato com a disciplina já me deu um vislumbre da imensa quantidade de assuntos, descobertas e questões para debates que vamos ter durante essas 15 aulas. Então, vamos ao trabalho!